Tipos de Personalidade

De acordo com o PCM, a estrutura individual de personalidade é composta por seis tipos de personalidade. Kahler defende que cada um de nós tem todos os seis tipos de personalidade. No entanto, estão presentes de diferentes maneiras e forças distintas. O PCM normalmente é descrito como um condomínio onde a ‘Base’ do tipo de personalidade de uma pessoa é o chão (o mais fácil e mais acessível) o qual tem mais influência no nosso comportamento. O mais fraco e menos acessível tipo de personalidade será o sexto. Os seis tipos de personalidade são: Pensativa, Harmoniosa, Persistente, Rebelde, Imaginativa e Promotora. Todas têm diferentes perspetivas do mundo, preferem ambientes laborais diferentes e têm diferentes prioridades no que toca ao trabalho. De seguida apresentam-se as características principais de cada tipo:

Pensativa

É excecional na organização de atividades e planos detalhados. Aceita a responsabilidade com prazer, o que torna este tipo de personalidade, acolhedora tanto nos relacionamentos profissionais como pessoais. Tem tendência a estruturar as suas ideias com lógica, sendo capaz de explica-las aos outros com clareza e rapidez. De modo a sentir-se bem e eficiente, precisa de uma abordagem estruturada e de ser reconhecido pelos seus pensamentos e feitos.

Persistente

Vê o mundo através do filtro dos seus valores, standards e crenças. As pessoas normalmente admiram a sua conduta moral e as suas éticas. É alguém muito observador. Quando comunica com os outros, está disposta a ouvi-los e a dar a sua opinião. É extremamente dedicada ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Harmoniosa

Calorosa e apaixonada, vê o mundo através do filtro dos sentimentos. Respeita pessoas que reconheçam a importância das suas emoções. Traz empatia e harmonia às relações. Para se sentir confortável precisa de se sentir reconhecida.

Rebelde

Criativa com tendência a encontrar soluções em situações onde os outros vêm apenas problemas. Espontânea e divertida, tem a capacidade de tornar uma tarefa aborrecida num autêntico jogo. Reage às pessoas e às coisas com ‘gostos’ e ‘não gostos’. É uma fonte de energia positiva e entusiasmo para os outros e por isso, convidada para inúmeras reuniões.

Imaginativa

Sinónimo de uma pessoa introspetiva, cheia de imaginação. Frequentemente observa-se a si mesma, pensa sobre a vida e todos os cenários possíveis relativos a diferentes eventos. Por esse motivo precisa de tempo para estar sozinha. Quando comunica com os outros não dá muita informação. Primeiro analisa as diferentes hipóteses ou soluções possíveis e só depois retira conclusões.

Promotora

Fascinante, alguém de quem se gosta. Extremamente engenhosa, tem a capacidade de encontrar soluções para cada situação, bem como de voltar pelo seu próprio pé a sair de uma situação mais instável. Vê o mundo através do filtro das ações e precisa de ambientes dinâmicos para se sentir confortável e viva. Tem uma comunicação direta e o seu tipo de conversação é direcionada ao foco da questão.