Gestão de Conflitos através do PCM®

Gestão de conflitos através do PCM é um programa de dois dias, criado para dar apoio aos participantes, no desenvolvimento de competências relacionadas com a resolução construtiva de conflitos. O programa é baseado na metodologia do PCM (Process Communication Model®), a qual ajudará os participantes a melhorar a sua comunicação com diferentes tipos de personalidades. Os participantes irão também aprender, a identificar potenciais problemas nas relações, bem como, a encontrar as melhores soluções. Um dos fatores de sucesso desta formação é a sua interatividade, a qual permite aos participantes, testar ferramentas e soluções diferentes, através da experiência pessoal. O PCM oferece um fiável e válido método de identificação e compreensão da estrutura da personalidade, do impacto dos eventos de vida e das dinâmicas da comunicação. Com base numa premiada descoberta científica por Dr. Taibi Kahler, este programa é utilizado há mais de trinta ano e colocado em prática por quase um milhão de pessoas nos cinco continentes, tanto em áreas empresariais, como de vendas, educação, política, medicina, relações pessoais, religião, relações parentais, etc. Desde 1978, a NASA tem utilizado o Process Communication Model para a seleção e formação dos astronautas. Hoje em dia, gestores e CEOs pertencentes à Fortune 500, políticos e psiquiatras de destaque, fazem parte do grupo de seguidores deste modelo.

Esta formação irá proporcionar aos participantes:

● Perceção dos tipos e fases de conflito
● Sugestões para resolver conflitos
● Perceção profunda da estrutura da sua própria personalidade
● Ferramentas para identificar com profundidade a estrutura da personalidade de outra pessoa
● Uma estratégia prática para prevenir e resolver conflitos com os outros, a qual pode ser utilizada
imediatamente após a formação.

Programa-da-Formação

A formação está dividida em duas fases:

Preparação-para-a-formaçãoNesta fase, através de um questionário online, os participantes criam um relatório individual, baseado na metodologia do PCM, com informação detalhada e específica sobre as suas estruturas de personalidade. O perfil individualizado relaciona a ‘Base’ dos participantes com um dos seis tipos de personalidade. Haverá outros componentes a fornecer mais informação sobre cada tipo de personalidade e a sua importância para o participante. O relatório também ajudará os participantes a identificar as suas forças e a explicar como é que podem usá-las na comunicação, com tipos específicos de personalidade. Irão também aprender como é que essas forças podem facilmente tornar-se fraquezas na comunicação com outros tipos de personalidade. Este perfil tem um grande valor porque identifica padrões de comportamento negativos possíveis, explica as razões pelas quais ocorrem e dá sugestões para torná-los potenciais padrões de sucesso.

O relatório também é focado em/na:

● Estrutura única da personalidade
● Pontos fortes da personalidade
● A perceção do mundo e a capacidade de ver coisas através de ângulos diferentes
● Preferências na interação com os outros
● Canais de comunicação
● Elementos da personalidade que são normalmente utilizados na comunicação
● Necessidades psicológicas
● Padrões únicos de stress que possam quebrar o sucesso pessoal e profissional
● Plano Único de Ação

2)-Formação

Através de conteúdos teóricos cuidadosamente criados e uma série de workshops interativos, os participantes irão aprender modelos e ferramentas para a resolução bem-sucedida de conflitos e colocar em prática na comunicação com diferentes tipos de personalidade.

Tópicos-abrangidos-nesta-formação

● Como surgem conflitos
● Fatores diferentes que possam levar ao conflito
● Compreender diferentes formas para responder a situações de conflito dependendo na estrutura
de personalidade da outra pessoa
● Características básicas dos seis tipos de personalidades do PCM (Pensador, Harmonizador,
Imaginativo, Persistente, Promotor, Rebelde)
● Necessidades psicológicas básicas de cada um dos tipos de personalidade
● A conexão entre as nossas necessidades psicológicas e o nosso comportamento em situações
conflituosas
● Como reconhecer conflitos e mal entendidos em fases iniciais da formação
● Como identificar e prevenir possíveis conflitos com pessoas que tenham diferentes estruturas de
personalidade
● Identificar e resolver os conflitos com pessoas que tenham uma estrutura de personalidade
diferente
● Os resultados do conflito como resultado de diferentes estratégias
● O que causa stress em diferentes tipos de personalidade?
● Quais são os fatores e como reconhecê-los em situações problemáticas?
● Sugestões para o desenvolvimento de um plano de ação na prevenção e resolução de conflitos