Está satisfeito com o seu trabalho?

Estar satisfeito com o trabalho é extremamente importante. Se não gostamos do nosso trabalho ou se não estamos satisfeitos com alguns segmentos do mesmo, tais como a atmosfera empresarial ou as pessoas com quem trabalhamos, essa insatisfação pode ter fortes efeitos negativos na nossa vida pessoal. Temos tendência a ficar cansados com facilidade, a sentirmos-nos tristes, a reagir precipitadamente e a perder a oportunidade de socializar com pessoas que estimamos. Até mesmo pensar no trabalho aumenta o nosso nível de stress, sem mencionar, sair da cama de manhã…

Por outro lado, quando estamos satisfeitos com o nosso trabalho e com o ambiente empresarial, apreciamos o nosso dia mesmo se existirem muitas tarefas por realizar. Temos tendência a participar ativamente no progresso, na implementação estratégica e na sugestão de ideias para com a empresa. Somos mais eficientes e produtivos, e o mais importante é que estamos satisfeitos com a nossa vida. Não estamos demasiado cansados para ir sair depois do trabalho, acabamos o dia com capacidade de socializar com os amigos e com a família.

Hoje em dia, cada vez mais empregadores, compreendem a importância de ter trabalhadores satisfeitos. O gestor de uma empresa disse “Cuide dos seus colaboradores e eles iram cuidar do seu negócio.” No entanto, muitas empresas estão atualmente a atravessar um período de transição, desde o observarem os colaboradores como apenas uma parte da empresa ao identificarem-nos como elementos chave de um negócio de sucesso. No entanto, existem na mesma empregadores e gestores que não dão a atenção necessária aos seus colaboradores e é por esse motive que muitas pessoas tendem a encontrar satisfação no seu trabalho, por eles próprias.

Primeiro, precisasmos de perguntar a nós próprios algumas questões para avaliar o quão satisfeitos estamos com o nosso trabalho:

● Sei aquilo que esperam de mim no trabalho?
● Tenho os materiais necessários para fazer um bom trabalho?
● No trabalho tenho a oportunidade de fazer aquilo que melhor sei fazer todos os dias?
● Nos últimos sete dias, fui reconhecido ou elogiado por ter feito um bom trabalho?
● O meu supervisor ou alguém no trabalho parece importar-se comigo como pessoa?
● Existe alguém no trabalho que encoraja o meu desenvolvimento?
● No trabalho, as minhas opiniõs parecem ter importância?
● A missão/propósito da minha empresa faz-me sentir que o meu trabalho é importante?
● Os meus colegas estão comprometidos em fazer um trabalho de qualidade?
● Tenho bons amigos no trabalho?
● Nos últimos seis meses alguém no traabalho, falou comigo sobre o meu progresso?
● A o longo do último ano, tive oportunidades para aprender e crescer no trabalho?

No entanto, ao responder às questões vai reparar que nem todas foram importantes da mesma maneira para si. Com base no PCM, questões diferentes serão importantes para diferentes tipos de personalidade, dependendo nas necessidades chave de cada tipo. Por exemplo, o reconhecimento do trabalho é muito importante para os Pensativos. Os Harmoniosos precisam de uma atmosfera mais amigável, enquanto que para os Persistentes, o reconhecimento das suas convicções/crenças é crucial.

Que questões são mais importantes para si?