Conteúdos da Formação Coach PCM®

ICF1A Formação Coach PCM® é um programa de coach acreditado pela International Coaching Federation (ICF) – Federação Internacional de Coaching. Coaches acreditados para colocar em prática o PCM®, têm numerosas ferramentas que podem ajudá-los na preparação e no processo de coaching. Graças ao PCM®, os coaches conseguem mentalmente preparar-se para a sessão, e obter informações importantes sobre a estrutura de personalidade da pessoa com quem estão a trabalhar, mesmo antes da sessão começar. Adicionalmente, os coaches são capazes de adaptar-se melhor aos seus clientes, atingir uma melhor comunicação e melhorar a motivação dos clientes para alcançarem os seus objetivos.

O programa da formação Coach PCM inclui:
● Módulo I – Seminário Básico de 3 dias com Formador PCM
● Módulo II – Seminário Avançado de com Formador PCM
● Certificação – Certificação liderada por um Master Formador PCM certificado, autorizado pela Kahler Communications Europe. O módulo III irá ocorrer em última instância, dependendo do número de participantes. Por dia podem ser certificados no máximo 6 participantes.

Módulo-I

Durante este modulo de 3 dias, os participantes vão ter a oportunidade de ser introduzidos ao modelo do PCM e às possibilidades da sua aplicação no coaching. Ao longo do primeiro módulo, os participantes vão também receber um relatório relativo à profunda estrutura da sua personalidade, e desse modo vão ser capazes de reconhecer os benefícios da aplicação deste modelo, no seu exemplo pessoal.

Os temas neste módulo são:
● Modelo PCM
● Diferentes maneiras de ver o mundo
● Características básicas dos 6 tipos de personalidade de acordo com o modelo PCM ( Pensador, Harmonizador, Imaginativo, Persistente, Promotor, Rebelde) ● Como reconhecer a estrutura de personalidade dos seus clientes
● Como apresentar um projeto de coaching a diferentes clientes
● Modos de comunicar com clientes que tenham diferentes tipos de estruturas de personalidade
● Como é que escolhemos as palavras que vamos utilizar nas conversas com diferentes clientes
● Como criar a atmosfera apropriada para trabalhar com clientes diferentes
● Como ajudar clientes que tenham diferentes estruturas de personalidades, no estabelecimento adequado de objetivos
● Como reconhecer as necessidades de diferentes clientes e como construir confiança ao longo de uma conversa de coaching
● Reconhecer a resistência dos clientes e superá-las através do PCM
● Diferenças nas intervenções de coaching, dependendo da estrutura de personalidade do cliente

Modul-II

Este módulo de 3 dias tem o objetivo de introduzir os participantes a tópicos e processos específicos que poderão aparecer ao longo das sessões de coaching com clientes que tenham diferentes tipos de estruturas de personalidade. Os participantes vão ter a oportunidade de estudar minuciosamente sobre os fatores profundos dentro da personalidade, os quais afetam as reações do cliente durante o coaching. Vão também receber orientações detalhadas para possíveis intervenções durante o trabalho com diferentes tipos de personalidades, especialmente quando for detetada resistência e um comportamento disfuncional por parte do cliente.

Os temas discutidos neste modulo são:
● Que questões colocamos a nós próprios quando fazemos coaching?
● De que formas é que o PCM consegue ajudar-nos a antecipar a questão chave do cliente durante a sessão de coaching
● Como reconhecer atempadamente, padrões disfuncionais no comportamento do cliente
● Reações stressantes dos diferentes tipos de personalidade e possíveis métodos de intervenção no momento em que ocorrem
● Diferenças na abordagem, dependendo do nível de stress do cliente
● Como encorajar clientes diferentes a incentivarem-se a si próprios a alcançar os seus objetivos

Modul-III

Após o primeiro e segundo módulo estarem concluídos, os participantes vão ser introduzido ao processo de certificação, conduzido por um Coach PCM Master, autorizado pela Kahler Communication Europe. O processo de certificação consiste em aprovar no teste escrito e na supervisão adicional de sessões de coaching, ao longo das quais os participantes conduzem sessões de coaching utilizando o modelo PCM.