Comunicação PCM®

Comunicação PCM é um programa de dois dias projetado para ajudar os participantes a melhorar as suas competências de comunicação com diferentes tipos de personalidade. O programa é baseado na metodologia PCM (Process Communication Model®), a qual permite uma perceção da estrutura profunda de personalidade e um modo fácil de compreender as dinâmicas da comunicação. este programa tem sido utilizado há mais de trinta anos e colocado em prática por quase um milhão de pessoas, em cinco continentes em áreas empresariais, de vendas, educação, política, medicina, relações pessoais, religião, relações pessoais, etc. O PCM oferece um fiável e válido método de identificação e compreensão da estrutura da personalidade, do impacto dos eventos de vida e das dinâmicas da comunicação. Com base numa premiada descoberta científica por Dr. Taibi Kahler, este programa é utilizado há mais de trinta ano e colocado em prática por quase um milhão de pessoas nos cinco continentes, tanto em áreas empresariais, como de vendas, educação, política, medicina, relações pessoais, religião, relações parentais, etc. Desde 1978, a NASA tem utilizado o Process Communication Model para a seleção e formação dos astronautas. Hoje em dia, gestores e CEOs pertencentes à Fortune 500, políticos e psiquiatras de destaque, fazem parte do grupo de seguidores deste modelo.

Esta-formação-irá-proporcionar-aos-participantes

● Perceção profunda da estrutura da sua própria personalidade, bem como, o seu modo
preferencial de comunicação
● Compreenderem as diferenças nos canais preferenciais de comunicação de diferentes pessoas
● Compreenderem o porquê de terem dificuldade em comunicar com algumas pessoas, i.e.,
compreenderem os seus modos de comunicação
● Uma estratégia prática para melhorar a comunicação com pessoas diferentes

Programa-da-Formação

A formação está dividida em duas fases:

Preparação-para-a-formação

Nesta fase, através de um questionário online, os participantes criam um relatório individual com base na metodologia PCM, com informação detalhada e específica sobre a sua estrutura de personalidade. O perfil individualizado relaciona a ‘Base’ dos participantes com um dos seis tipos de personalidade. Haverá outros componentes a fornecer mais informação sobre cada tipo de personalidade e a sua importância para o participante. O relatório também ajudará os participantes a identificar as suas forças e a explicar como é que podem usá-las na comunicação com tipos específicos de personalidade. Irão também aprender como é que essas forças podem facilmente tornar-se fraquezas na comunicação com outros tipos de personalidade. Este perfil tem um grande valor porque identifica padrões de comportamento negativos possíveis, explica as razões pelas quais ocorrem e dá sugestões para torná-los potenciais padrões de sucesso.

O relatório também é focado em/na:

● Estrutura única da personalidade
● Pontos fortes da personalidade
● A perceção do mundo e a capacidade de ver coisas através de ângulos diferentes
● Preferências na interação com os outros
● Canais de comunicação
● Elementos da personalidade que são normalmente utilizados na comunicação
● Necessidades psicológicas
● Padrões únicos de stress que possam quebrar o sucesso pessoal e profissional
● Plano Único de Ação

2)-Formação

Através de conteúdos teóricos cuidadosamente criados e series de workshops interativos, os participantes irão aprendes modelos e ferramentas para a resolução bem-sucedida de conflitos e colocar em prática na comunicação com diferentes tipos de personalidade.

Tópicos-abrangidos-nesta-formação

● Modelo PCM
● Os diferentes modos de compreender o mundo
● As características principais dos seus tipos de personalidade (Pensador, Harmonizador,
Imaginativo, Imaginativo, Persistente, Promotor e Rebelde)
● Como reconhecer a estrutura de personalidade das outras pessoas
● Como é que tipos diferentes de personalidade comunicam
● Que palavras são utilizadas por diferentes tipos de personalidades na comunicação
● Comunicação não-verbal utilizada por diferentes tipos de personalidade
● Como comunicar abertamente com pessoas diferentes
● Como identificar as necessidades de diferentes pessoas através de uma conversa e como
construir confiança
● Reconhecer e ultrapassar o comportamento defensivo
● Sugestões para o desenvolvimento de um plano de ação para melhorar a comunicação