Como motivar os seus colaboradores?

No passado, as empresas mais bem sucedidas foram aquelas que tiveram a mais recente tecnologia. Hoje em dia a vantagem tecnológica não é crucial. Os colaboradores são mais do que nunca, a chave para um negócio de sucesso e para o constante progresso.

Para obter o melhor dos seus colaboradores, é necessário dirigir-se a eles de forma adequada, preocupando-se com as suas características de personalidade. Desta forma irá encorajá-los e motivá-los a estarem envolvidos, a fazerem parte da equipa, a participar e colocar todos os seus esforços no trabalho que estão a desenvolver.

No entanto, a experiência nesta área mostra que um bom ambiente de trabalho, acaba por ser mais facilmente obtido quando os colaboradores têm temperamentos idênticos aos seus superiores, existindo sempre exemplos de pessoas que enfrentam inúmeros obstáculos em vários aspectos do trabalho (por terem não terem tantas semelhanças).

De acordo com o PCM há seis tipos de personalidade. Estes seis tipos diferem consoante as características predominantes de personalidade de cada colaborador, as formas de trabalho das equipas, as condições de trabalho sobre as quais dão o seu máximo e por último consoante aquilo que motiva cada colaborador. Estudos mostram que os seis tipos podem funcionar muito bem em qualquer equipa ou ambiente de trabalho, quando os gestores vão ao encontro das necessidades pscicológicas de todos os tipos.

Para assegurar que vão ao encontro das necessidades psicológicas dos seus colaboradores, os gestores devem considerar as seguintes questões:

1. Como posso fazer com que o colaborador se sinta aceite?
2. Como posso dar ao colaborador, reconhecimento pelo bom trabalho que realizou?
3. Como posso garantir que o colaborador recebe uma tarefa importante?
4. Como posso permitir que o colaborador tenha privacidade, o seu espaço individual e tempo para si próprio?
5. Como posso tornar as tarefas mais interessantes para o colaborador?
6. Como posso tornar as tarefas mais estimulantes e dinâmicas para o colaborador?

Estas são as questões-chave que os gestores devem considerar quando trabalham a motivação dos seus colaboradores. Estsa perguntas irão ajudá-los a melhorear a motivação e compromisso dos seus colaboradores, bem como, evitar evitar conflitos e mal-entendidos. Os gestores que vão encontro das necessidades psicológicas dos seus colaboradores, motivam-nos a comprometerem-se e a esforçarem-se ao máximo na realização do seu trabalho. Deste modo, irão ter mais tempo para se concentrarem em definir e atingir objetivos, dado que não têm de estar a lidar constantemente com prboblemas.